Image
6 de Novembro de 2015

21:30
Untitled 2015 (tomorrow is in our tongue, as today pass from our lips)
Image
Image

com

Gabriela Vaz Pinheiro
Rivoli - Grande Auditório MO

Rirkrit Tiravanija tem explorado, ao longo dos anos, as relações formais entre os visitantes, as obras e os artistas. O artista, argentino de origem tailandesa, estrutura sua obra a partir da criação de experiências relacionais onde “não se observa alguma coisa, é-se parte integrante dessa coisa”. E será quando deixam de existir fronteiras claras que a experiência de partilha acontece.

A performance que Tiravanija apresentará no Fórum do Futuro não é senão um dos melhores exemplos deste desejo de transformação a partir do encontro entre os visitantes, a obra e o artista. Das cataratas do Iguaçu ao deserto do Sahara, do gelo antártico ao verde amazónico, a viagem proposta é, ao mesmo tempo, utópica, sensorial, experimental e degustativa.

Não se pode revelar tudo sobre o que se irá passar, sob pena de se revelar o efeito – e o sabor – surpresa, mas é certo que a reflexão sobre os limites do papel público de cada um num jogo de interação, ideia que tem estruturado a obra e o percurso de Tiravanija, alcança aqui requintes de detalhe. A transformação do quotidiano – ou a invasão deste por práticas marginais ou efémeras – relaciona-se com uma ética da presença cara a Tiravanija. Ao diluir as fronteiras entre artista e espectador – ou entre obra e perspectiva -, a partilha do tempo entre os visitantes, torna-se no próprio objecto artístico.

A performance será antecedida por uma conversa com Gabriela Vaz Pinheiro, artista, professora na Faculdade das Belas Artes da Universidade do Porto e responsável para a área de Arte e Arquitetura na Capital Europeia de Cultura Guimarães 2012.

OBS: Tradução simultânea