Image
Conferência
6 de novembro de 2017

19:00
O fim do (/) na sobrevivência da espécie
Image

com

Stanley Schtinter
Palácio do Bolhão

Podem a imaginação e o amor usar a tecnologia e a medicina para dinamitar as tradicionais estruturas binárias de género e identidade? Questões que só recentemente têm vindo a conquistar espaço de debate na esfera pública mas a que tem procurado dar resposta ao longo de toda a vida Genesis Breyer P-Orridge (1950, Reino Unido), artista visionário/a e músico/a que se descreve a si mesmo/a como “engenheiro/a cultural”. Mas deixemos cair o (/).

Para Genesis, o género deve ser abolido – a transformação radical, interior e exterior, é fundamental para a sobrevivência da espécie humana. Os últimos anos têm sido prolíferos na criação de novas expressões e identidades, como transgénero ou pangénero. Mas serão estes novos conceitos um passo em frente ou apenas mais uma corrente que nos prende à ideia de género? Numa luta incessante pela alteração do status quo, Genesis utiliza para si o pronome “nós”, coerente com o seu projeto mais radical, Pandroginia, que desenvolveu com a sua falecida mulher: com o auxílio de inúmeras intervenções cirúrgicas, os dois procuraram reunificar física e espiritualmente os seus eus separados, criando um “terceiro” ser.

Esta conversa, moderada pelo artista e curador Stanley Schtinter, proporcionará uma oportunidade exclusiva para ouvir Genesis, e ao debate seguir-se-á uma performance que explorará os mesmos temas.